Ir para o conteúdo
  • +55 (11) 3375 0133
  • contato@nova8.com.br
Linkedin-in Facebook-square Instagram Youtube
  • EN-US
  • PT-BR
  • ES-MX
Nova8
  • #Nova8é10!
  • Portfólio

    Checkmarx

    Segurança de Aplicações (AppSec) de Ponta a Ponta​

    Cequence

    Proteção Contra Fraudes e Bots com Segurança de APIs​

    Snyk

    Segurança Dev-First para Desenvolvimento Seguro e Ágil

    IRONSCALES

    Antiphishing Inteligente com IA Adaptativa e Generativa​

    Upwind

    Segurança em Tempo Real para Ambientes em Nuvem e Containers

    CORO

    Cibersegurança Simples e Modular para Empresas Enxutas

    Inviciti

    Segurança web com detecção de vulnerabilidades

    Conheça o portfólio completo
  • Serviços

    VAD

    Única Distribuidora de Valor Agregado (VAD) de cibersegurança da América Latina citada no Gartner Market Guide

    Centro de Excelência Nova8 em Cibersegurança

    Acelere sua capacitação técnica e estratégica com o hub de inovação da Nova8.

    Consultoria Nova8 em Cibersegurança

    Estratégia, eficiência e proteção real para aplicações e dados críticos.

  • Cases
  • Blog & Materiais
Fale Conosco
Nova8
  • Home
  • Blog

O Blockchain vai matar o certificado digital?

  • Nova8 Security Research Team
  • outubro 19, 2017
  • Gestão de segurança

A blockchain tornou-se a grande febre da Internet atual, e as empresas que querem parecer “cool”, precisam incluir esse nome, de algum jeito, nas suas descrições de produto

Por outro lado, os certificados digitais nunca conseguiram alcançar grande popularidade. Na a maioria das empresas. Mesmo sendo de ampla aplicação e capaz de aumentar o retorno sobre os investimentos em TI, eles sempre acabam restritos aplicações obrigatórias do Governo.

Assim, tanto a blockchain quanto a certificação digital abordam o tema “assinatura digital” em um contexto ou outro, ganharam o status de concorrente. Esse debate acabou saindo dos porões geeks para a ribalta da grande mídia e com ela a ideia de que enfim a hora da assinatura digital chegou! Será isso mesmo?

Como anda o blockchain?

Blockchain é uma grande idéia, e quanto a isso não há dúvidas. Sua grande implementação começou nas criptomoedas (pelo Bitcoin) e espalhou-se para smart contracts e ICO (Initial Coin Offering).

Diferente dos produtos tradicionais que são ‘empurrados’  pelas grandes empresas para o consumidor, o blockchain vem seguindo o caminho contrário,e a aceitação orgânica do público começa a mostrar o impacto dessa tecnologia em todos os setores.

E onde entra a assinatura digital?

Assinatura digital é uma funcionalidade oferecida às aplicações através de algoritmos de criptografia assimétrica como RSA e curvas elípticas. Dessa maneira, podemos partir do princípio que ela independe completamente da existência de certificados digitais ou blockchain.

Quando enxergamos assinatura digital como um componente tecnológico, estamos descrevendo um mecanismo de baixo nível utilizado em muitas aplicações do dia a dia e que nem sempres está evidente. Já falamos de blockchain e do uso de certificados digitais mas podemos citar outras aplicações bem conhecidas como DRM (Digital Rights Management), Web of Trust, Conexões SSH que também utilizam assinatura digital. Quando olhamos essa lista, fica claro que incorporar assinatura digital, da mesma maneira que qualquer outro elemento tecnológico, não transforma duas aplicações em concorrentes diretos.

Mas para que servem Blockchain e Certificados Digitais?

Blockchain funciona como um grande banco de dados distribuído onde ativos digitais podem ser transferidos de uma entidade para outra. Quando ela se mostra ideal para a criação de aplicações como criptomoedas, fica claro que o anonimato é uma de suas características fundamentais. Sem anonimato não há como implementar o conceito de ‘dinheiro virtual’.

Os certificados digitais têm a característica oposta, existem exclusivamente para ligar a identidade das entidades (pessoas. organizações…) com chave criptográficas e tem  por facilitar que tais entidades sejam identificadas.

Podemos ver que são características bem distintas e complementares, e portanto, muito mais do que concorrer entre si, Blockchain e Certificados Digitais podem se complementar e apoiar a construção de aplicações sofisticadas e de grande valor.

Navegue por solução

  • Segurança
  • Gestão de segurança
  • #cybersecurity
  • Notícias
  • Upwind
  • #cybercrime
  • Segurança na Nuvem
  • Cequence
  • Checkmarx
  • Containers

Navegue por solução

  • Snyk
  • Upwind
  • Cequence
  • Coro
  • Ironscales
  • Checkmarx

Segurança começa pelo Colaborador

Mantenha-se à frente das ameaças cibernéticas

Explore nossos materiais ricos em insights como e-books, whitepapers, artigos e conteúdos do blog para saber tudo sobre as tendências de cibersegurança.

Veja mais
OUTPUTFILMS-06854.jpg
  • abril 22, 2026
  • Ecossistema Nova8

Vision Cybersecurity lança marca com conversa sobre APIs, IA e risco real

A participação da Nova8 no lançamento da Vision Cybersecurity reforçou uma discussão cada vez mais relevante para o mercado: como proteger operações digitais modernas em um cenário cada vez mais dependente de APIs, bots e inteligência artificial.
Leia mais
Nova8 Snyk
  • abril 22, 2026
  • Soluções

Da descoberta ao controle: por que a segurança precisa evoluir na era da IA – Snyk

Na era da IA, a capacidade de descobrir vulnerabilidades cresceu rápido. O problema é que mais sinais não significam mais segurança. O que diferencia organizações maduras agora é a capacidade de transformar descoberta em contexto, priorização, remediação e governança real.
Leia mais
Nova8 Coro
  • abril 22, 2026
  • Coro

CORO: como reduzir a complexidade da operação de segurança sem perder cobertura

A CORO ajuda empresas a centralizar a operação de segurança, automatizar tarefas recorrentes e reduzir a sobrecarga gerada por ferramentas desconectadas. Neste artigo, mostramos onde a solução faz sentido, o que ela entrega na prática e como a Nova8 apoia uma adoção mais aderente ao cenário real.
Leia mais
Linkedin-in Facebook-square Instagram Youtube

Al. Rio Negro, 585 - Torre Jaçarí - 13º andar Conjunto 134 - Alphaville, Barueri - SP, 06454-000

  • +55 (11) 3375 0133
  • contato@nova8.com.br

Empresa

  • #Nova8é10!
  • Eventos
  • VAD
  • Centro de Excelência
  • Consultoria
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Portfólio

  • Checkmarx
  • Upwind
  • Cequence
  • CORO
  • Snyk
  • IRONSCALES
  • Invicti
  • Bright
  • Riskified
  • MazeBolt
  • Mend
  • Solicite um orçamento

Conteúdo

  • Blog Nova8
  • Clientes e Cases
  • Materiais

Copyright © Nova 8 Cybersecurity - 2026 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tech4Biz

Pesquisar
Nova8
  • EN-US
  • PT-BR
  • ES-MX
  • #Nova8é10!
  • Sobre nós
  • Portfólio
  • Serviços
    • Consultoria em Cibersegurança
    • Centro de excelência
    • Distribuidora de Cibersegurança de Valor Agregado
  • Cases
  • Blog & Materiais
  • Fale Conosco
  • #Nova8é10!
  • Sobre nós
  • Portfólio
  • Serviços
    • Consultoria em Cibersegurança
    • Centro de excelência
    • Distribuidora de Cibersegurança de Valor Agregado
  • Cases
  • Blog & Materiais
  • Fale Conosco
  • +55 (11) 3375 0133
  • contato@nova8.com.br
Linkedin-in Facebook-square Instagram Youtube
Saiba mais
Pesquisar