Saiba quais são as tendências em cyber security para 2022 e continue protegendo os dados da sua empresa!
Os negócios de hoje enfrentam um desafio que era desconhecido pelas empresas de trinta anos atrás: os ataques cibernéticos. A necessidade por medidas de cyber security só vem aumento a cada ano, com notícias de pequenas a grandes empresas sendo vítimas de ataques diversos em todo mundo.
Somente durante a pandemia do coronavírus, estima-se que o número de ataques cresceu 600% — um número que deve continuar alto com cada dia mais empresas enviando suas operações para o mundo digital.
No entanto, de um ano a outro surgem novos ataques e, claro, novas medidas de proteção. Para manter seus dados seguros, é preciso acompanhar as tendências e atualizar sua cyber security. Para te ajudar, fizemos um resumo abaixo do que esperar para 2022! Acompanhe e proteja seu negócio:
Sensibilização do usuário
Com o aumento da gravidade do crime cibernético, várias empresas desenvolveram estratégias para aprimorar a segurança de suas organizações, preservar a experiência de seus clientes e encontrar um equilíbrio entre segurança e conveniência.
No entanto, a tecnologia mais moderna de cyber security pode não significar nada se seus usuários não forem educados sobre como identificar e evitar ataques à rede para salvaguardar a imagem da empresa. Muitas pessoas não estão familiarizadas com as estratégias utilizadas em ataques cibernéticos. Como resultado, educar o público é fundamental para prevenir tais eventos.
Segurança habilitada para inteligência artificial (IA)
O aprendizado de máquina evoluiu para um formato mais proativo e tornou a criação de protocolos robustos de cyber security mais fácil, mais barata e mais eficaz do que nunca. A inteligência artificial permite antecipar e responder a ataques utilizando um amplo banco de dados para definir padrões e criar algoritmos para monitorá-los.
O uso de aprendizado de máquina na cyber security permite que os sistemas aprendam com os ataques anteriores para identificar o menor sinal de risco e evitar novos ataques. Também reduz o tempo que os especialistas em segurança levam para fazer suas tarefas diárias, permitindo que construam estratégias ainda mais eficazes.
Ataques de phishing direcionados
Os ataques de phishing são atualmente o problema de segurança mais prevalente na indústria de tecnologia da informação, com um grande número de pessoas respondendo a e-mails de phishing. Embora e-mails de phishing e URLs maliciosos continuem prevalecendo na Internet, eles se tornaram mais específicos, personalizados e direcionados geograficamente nos últimos anos.
Os especialistas em segurança preveem que o phishing direcionado ganhará ainda mais popularidade nos próximos anos. Como resultado, as organizações estão implementando e investindo em programas abrangentes de conscientização sobre segurança.
Além disso, as empresas estão instalando simuladores que podem explicar e prever o desenvolvimento do phishing e técnicas de ataque.
Vulnerabilidade da Internet das Coisas (IoT)
A maioria dos dispositivos de Internet das Coisas (IoT) no mercado hoje tem problemas de segurança. Por meio de unidades de computador integradas a itens de IoT, os dados podem ser transferidos e recebidos pela internet.
Como resultado, os usuários ficam vulneráveis a ataques DDoS e sequestro de dispositivos. Enquanto a IoT pode trazer inúmeros benefícios às operações de uma empresa, é preciso investir em mecanismos robustos que protejam os endpoints conectados à rede.
Mais foco na segurança de identidade
Uma das formas mais comuns de ataques cibernéticos é a ameaça de identidade, incluindo roubo de identidade ou controle de contas. As ameaças à segurança cibernética que atacam a identidade de um funcionário ou pessoa provavelmente tentarão acessar informações confidenciais da empresa.
A coisa mais simples que você pode fazer é reforçar as medidas de segurança com relação às senhas, exigindo que os funcionários usem senhas complicadas ou as alterem com frequência. Você também deve começar a usar a autenticação multifatorial como uma camada adicional de defesa contra roubo de identidade, invasão de conta ou violação de dados.
Apesar de melhorar as medidas de segurança, estima-se que as perdas relacionadas à segurança cibernética cheguem a US $ 6 trilhões até o final de 2021. Mas isso não significa que estejamos indefesos.
Todos têm acesso a ferramentas que podem eliminar significativamente quaisquer ameaças cibernéticas, mas isso requer proatividade. Portanto, aja de acordo com as tendências e encontre soluções à medida que surgirem, enfrentando todas as ameaças.
Se precisar de ajuda, entre em contato conosco! Os especialistas da Nova8 estão prontos para ajudá-lo.