O tema da segurança de transações em e-commerce nunca foi tão debatido e urgente. Isso porque aumenta a cada dia o número de fraudes envolvendo o comércio virtual, no Brasil e no mundo.
As previsões para o futuro — mais imediato e também mais longínquo — também são bastante preocupantes. Por exemplo, até 2025, mais da metade dos problemas relacionados à cibersegurança acontecerão por falhas humanas.
Além disso, dificuldades técnicas seguem colocando lojas virtuais de todos os portes em modo de vulnerabilidade. O que gera prejuízos tanto para os empresários quanto para os clientes — e os demais agentes da cadeia de adquirência; dos bancos às fornecedoras de cartão de crédito.
Segurança de transações em e-commerce: em que pé estamos?
As ameaças à segurança cibernética estão em constante evolução e aumento. Novos riscos estão surgindo todos os dias e os problemas existentes estão se acentuando.
Não é de surpreender que o setor de cybersecurity se expanda a um CAGR de 13,4% , com previsão de atingir 376,32 bilhões de dólares em 2029.
Quando olhamos para a segurança de transações em e-commerce, também é preciso estar em alerta. Sobretudo porque mais e mais organizações passaram a vender para consumidores finais e compradores corporativos online.
Neste movimento, as perdas por fraudes de pagamento online não param de aumentar. Em 2022, elas foram estimadas em 41 bilhões de dólares em todo o mundo; e a estimativa é que esse número chegue a 48 bilhões de dólares até o final de 2023.
É por isso que proteger os dados dos clientes tornou-se mais importante do que nunca no e-commerce. Não é mais suficiente verificar os usuários por meio de uma senha: agora deve-se encontrar maneiras cada vez mais complexas de verificar dados dinâmicos — desde dados biométricos até informações de pagamento tokenizadas.
Não raro, muitas empresas ainda não tem estratégias de prevenção de fraude em nível de transação; não fazem nada para impedir violações de dados. Ao mesmo tempo, os fraudadores são extremamente hábeis em usar credenciais falsificadas ou roubadas para obter acesso a sistemas comerciais e violar a privacidade, roubando as informações e causando grandes prejuízos.
→ Leia também: Fraude em vendas: cuidados para a segurança de e-commerce.
O que fazer para garantir a segurança de transações em e-commerce na sua empresa?
Por isso, é essencial que as empresas que possuem uma loja virtual adotem medidas de segurança para garantir a confiança dos clientes e a integridade das transações. Neste artigo, apresentaremos 5 formas de garantir a segurança de transações em e-commerce.
1. Garanta o certificado SSL
O certificado SSL é uma tecnologia que adiciona uma camada extra de segurança por meio da criptografia. É importante que toda página de e-commerce tenha esse tipo de certificado para garantir a confidencialidade dos dados, principalmente de pagamento.
Para saber se uma página utiliza esse sistema, deve-se observar se a URL é iniciada com a letra “s” após “http” e se aparece um cadeado na barra de navegação.
→ Leia também: Segurança de dados no e-commerce: por que ela nunca foi tão importante.
2. Incentive o uso de senhas fortes
O incentivo para que os usuários criem senhas fortes é de grande importância para reduzir a chance de o site ser invadido.
Senhas elaboradas com letras, números, caracteres especiais e caps lock diminuem exponencialmente a chance de ataques.
Apesar de fazer com que o consumidor leve um pouco mais de tempo na criação do código, mostra por outro lado que a empresa preza pela sua segurança.
3. Teste constantemente sua loja virtual
Um dos testes mais usados para avaliar páginas e e-commerce é o stress test, que mede a capacidade do site suportar muitas conexões ao mesmo tempo, garantindo a viabilidade das transações.
É essencial que seja feito antes de datas de grande afluxo de consumidores, como Dia das Mães e Black Friday.
4. Faça gestão das vulnerabilidades
A análise das vulnerabilidades do site deve ser feita periodicamente. Pode ser realizada por meio de ferramentas especializadas, como o conhecido pentest, que percorre todas as áreas e identifica falhas que podem ocasionar aberturas para ataques hackers. É essencial que esse teste seja feito antes da operação ser iniciada.
5. Garanta compliance com a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020, dá ao consumidor o direito de saber claramente de que forma seus dados serão utilizados. É papel da empresa que reúne os dados esclarecer o motivo da requisição dos mesmos, e principalmente explicar qual será a seu emprego.
6. Tenha uma boa política de cibersegurança
É fundamental desenhar e executar uma política de cibersegurança para garantir a proteção das informações sensíveis dos clientes. Essa política deve ser clara e objetiva, estabelecendo medidas de prevenção, detecção e resposta a possíveis ameaças cibernéticas.
Além disso, é importante que a empresa invista em treinamento e conscientização dos colaboradores sobre a importância da segurança da informação.
7. Invista em soluções e serviços de gestão de fraude em e-commerce
Por fim, é necessário investir em soluções e serviços especializados em e-commerce, como provedores de pagamento, soluções antifraude, monitoramento de transações e outras ferramentas que possam auxiliar na prevenção de fraudes e na garantia da segurança das transações.
Esses investimentos são fundamentais para prevenir e tratar fraudes de maneira estratégica. Também para manter a confiança dos clientes e a reputação da marca no mercado.
Em resumo
Um número crescente de fraudes online está tornando a segurança das transações de e-commerce um tópico urgente e amplamente debatido no Brasil e em todo o mundo. As ameaças de cibersegurança estão evoluindo e crescendo rapidamente, tornando necessário estar atento à segurança das transações de e-commerce.
Nesta realidade, proteger os dados dos clientes tornou-se mais importante do que nunca no e-commerce. E é essencial adotar medidas de segurança para garantir a confiança dos clientes e a integridade das transações.
Uma maneira de garantir a segurança das transações de e-commerce é garantir o uso de certificados SSL, que adicionam uma camada extra de criptografia. Também é importante incentivar o uso de senhas fortes, testar constantemente as lojas virtuais e gerenciar vulnerabilidades. O cumprimento da LGPD é outro aspecto crucial para garantir a segurança das transações de e-commerce.
Que tal, nós conseguimos te mostrar por que a segurança de transações em e-commerce é um tema altamente relevante? Saiba mais sobre nós e o que podemos fazer para te ajudar a lidar com esse desafio na sua empresa!