O comércio eletrônico e as transações online em geral ganharam popularidade nos últimos anos, e estão se tornando uma prioridade alta, quando pensamos em cybersecurity. De fato, projeta-se que as vendas online em todo o mundo alcancem os US$ 6,4 trilhões até 2024.
Infelizmente, a crescente popularidade do comércio eletrônico também atraiu os cibercriminosos.
Existem muitos tipos de fraudes em e-commerce, e a defesa contra os vários ataques é cada vez mais desafiadora para as empresas de comércio eletrônico.
Para te ajudar a se preparar, separamos abaixo 4 estratégias em cybersecurity para se proteger! Acompanhe conosco:
1. Audite a segurança da sua plataforma regularmente
A fraude online acontece tecnicamente quando fraudadores e cibercriminosos encontram falhas em seu sistema que você não conhece. Se você identificar suas vulnerabilidades antes dos invasores, já está um passo à frente.
Embora uma auditoria de cybersecurity possa ser um assunto bastante profundo, aqui estão alguns elementos importantes que você deve avaliar regularmente:
- Certifique-se de que tudo esteja atualizado, de preferência assim que as atualizações estiverem disponíveis, especialmente se for uma correção de segurança;
- Verifique o certificado SSL do seu site (HTTPS);
- Verifique se todas as transmissões de dados e comunicações entre sua empresa e seus clientes apresentam criptografia de ponta a ponta;
- Verifique se sua loja de comércio eletrônico permanece compatível com PCI-DSS;
- Certifique-se de que seus dados sejam copiados regularmente.
- Examine seu site regularmente em busca de malware com soluções antivírus/antimalware apropriadas;
- Monitore as atividades de bots maliciosos e bloqueie-os imediatamente para evitar tentativas de controle de conta e outras ameaças relacionadas a bots.
2. Implemente uma solução de detecção de fraudes
Para realmente proteger sua plataforma de comércio eletrônico contra fraudes online, você deve implementar uma solução robusta de detecção de fraudes que possa identificar automaticamente bandeiras vermelhas e bloquear atividades suspeitas de usuários, evitando efetivamente que a fraude aconteça.
Um software robusto identifica rapidamente o comportamento do visitante em seu site, aplicativo ou API que mostra sinais de fraude online. Ele também bloqueia automaticamente a fonte antes que os ataques ocorram, evitando efetivamente a ocorrência de fraudes sem impactar negativamente a experiência do cliente.
A solução também deve empregar um mecanismo de detecção de bot de duas camadas que utiliza inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Isso permite que o algoritmo da solução analise bilhões de eventos diários e atualize continuamente sua proteção, para que possa detectar e prevenir com eficácia novas táticas de fraude online.
3. Certifique-se de usar HTTPS para sua cybersecurity
Certifique-se de que seu site de comércio eletrônico use HTTPS em vez de HTTP padrão. Usar HTTPS significa que a transmissão de dados do navegador da Web de um comprador online para o seu site será criptografada, de modo que informações confidenciais, como nomes de clientes e números de cartão de crédito, permaneçam seguras.
Além disso, se você ainda estiver usando HTTP, o Google pode marcar seu site como não seguro para usuários que usam o Google Chrome, o que pode reduzir o tráfego para sua loja de comércio eletrônico.
4. Defina limites para as compras e colete apenas dados essenciais
Avalie a receita média da sua loja e defina um limite para o número de compras (tanto em itens quanto em valor) que uma conta pode fazer em um único dia. Dessa forma, caso um fraudador seja bem-sucedido apesar de todas as suas medidas preventivas, você pode mitigar o impacto e evitar danos financeiros significativos ao seu negócio.
Além disso, qualquer dado confidencial você coletou do cliente torna-se sua responsabilidade proteger. Portanto, é melhor evitar coletar muitos dados confidenciais. Dessa forma, no caso infeliz de uma violação de dados ou ataque bem-sucedido de controle de conta, você pode reduzir a exposição ao mínimo.
Como regra geral, você deve coletar apenas os dados absolutamente necessários para enviar o produto e validar a transação.
Conclusão
Proteger um site de comércio eletrônico costuma ser uma tarefa desafiadora, e os fraudadores online estão ficando cada vez mais espertos à medida que adotam novas técnicas e tecnologias. Quer o seu negócio de comércio eletrônico seja uma grande empresa ou uma pequena loja, é preciso investir em cybersecurity.
Seja proativo na proteção de seu site. As dicas acima podem definitivamente ajudá-lo a criar uma estratégia abrangente de prevenção de fraudes e evitar problemas.
A Nova8 pode ajudar com isso! Clique aqui e conheça mais sobre nossa empresa e as soluções de cybersecurity que oferecemos!